quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um pouco sobre o Carnaval de Minas Gerais

Ouro Preto, Diamantina, Pompéu, São João Nepomuceno.
Não importa a cidade ou a região mineira. Em todas elas, a folia de Momo vira lei a partir do dia 5 até 8 de fevereiro, durante os quatro dias de Carnaval, de sábado a terça-feira. As folias fazem parte do calendário de eventos elaborado pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais.

Carnaval de Ouro Preto
Ouro Preto: Na antiga Vila Rica, o Bloco Zé Pereira é a maior tradição de Ouro Preto. Tem mais de 130 anos e foi fundado pelos lacaios, empregados do Palácio do Governador. As principais alegorias são os bonecos com mais de dois metros de altura.
Os blocos chamados independentes são: a Bandalheira, que satiriza os tempos da ditadura militar, unindo doutores, pedreiros, operários e estudantes; o Cordão Banjo de Prata, fundado em 1934, e que revive o clima dos carnavais da década de 20; e o Balanço da Cobra que tem um boneco que dá nome ao bloco e também satiriza os políticos.

O Bloco da Diretoria surgiu da amizade de um grupo de estudantes nascidos em Ouro Preto e que são chamados de nativos. Foi esse grupo que decidiu fundar o bloco em 1993. O símbolo é a gravata. Tem ainda os blocos Funerária, Vermelho & Branco e Conspirados.

Carnaval de São João Nepomuceno
São João Nepomuceno: O Carnaval em São João Nepomuceno, na Zona da Mata, a 318 km de Belo Horizonte, é considerado um dos melhores de Minas. Na praça Tancredo Neves, desfilam as escolas de samba e os blocos caricatos, além de um concurso de fantasias nas categorias luxo e criatividade.
Na praça Coronel José Brás, é montado um palco para a apresentação de bandas e barraquinhas, onde os foliões se ajuntam para dançar e se divertir. A folia em São João Nepomuceno conta ainda com a irreverência do Bloco do Barril, que desfila há 30 anos. A origem do nome são os barris de cachaça da região. Vários litros da bebida são distribuídos para os membros do bloco e foliões que acompanham o cortejo. E os homens são obrigados a se fantasiarem de mulher para poder desfilar.

Fonte:http://www.zonadamatamg.com.br/blocos-animam-o-carnaval-das-cidades-da-zona-da-mata-nesta-quinta-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário