quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Origem do Carnaval


O Carnaval teve origem nas festas em que os gregos e os romanos comemoravam suas colheitas (saturnais a 17 de dezembro e lupercais a 15 de fevereiro). Muitos séculos depois, a celebração acabou tornando-se uma brincadeira típica das cidades.
Resgatado pelo cristianismo, o período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante este período havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. Em 1091, a data da Quaresma foi definitivamente estabelecida pela Igreja Católica; como consequência indireta disso, o período de Carnaval se estabeleceu na sociedade ocidental. Embora alguns Papas tenham permitido o festejo, outros o combateram vivamente.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, nasceu nas cidades de Paris e Veneza no século XIX. Sob a inflência do Renascimento, luxuosos bailes de máscaras eram organizados. Cidades como Nice (França), Nova Orleans (Estados Unidos), Toronto (Canadá) e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas,juntamente ao carater popular e de festa desorganizada.

Fonte: http://turismo.culturamix.com/atracoes-turisticas/a-origem-do-carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário